..........A Espanha entra no século XX como uma monarquia já decadente pela perda de seu império colonial e de suas últimas colônias ultramarinas de Cuba, Porto Rico e Filipinas após a derrota da Guerra Hispanico-Estadunidense (1898) ainda sob a regência de Maria Cristina mãe de Afonso XIII que seria rei em 1902.


..........Porém, essas medidas são consideras insuficientes pelos setores de esquerda que logo se levanta uma onda anarquista de greves, atentados à bomba, assaltos a quartéis e ocupação de prefeituras nas regiões de Valência e Catalunha. Isso apavora a ultra-direita, composta por monarquistas, católicos conservadores, grupos pequenos de tendência fascista como a Falange Espanhola e militares direitistas.

..........Nas eleições de 1936, a Frente Popular teve uma vitória apertada, com 4.654.116 votos contra 4.503.524 dos direitistas. Os centristas fizeram 526.615 votos. A Espanha estava dividida.
..........O novo governo do presidente eleito Manuel Azaña, deu anistia geral, modificou as leis, ampliou o ensino público, tentou instituir seu projeto de reforma agrária e concedeu aumento salarial para as classes trabalhadoras.
..........A direita ultraconservadora se alia aos militares e optam por um golpe de Estado comandado pelo chefe do Estado-Maior e integrante da Falange, Francisco Franco que se rebela na África em 17 de julho de 1936 comandando um contingente de 30 mil homens e 12 mil marroquinos sob suas ordens. Franco ainda recebe o apoio militar dos governos nazifascistas de Hitler e Mussolini.
..........Do lado do governo republicano, as Brigadas Internacionais lideradas pela Internacional Comunista, chegou a recrutar 40 mil jovens de 50 países, recebeu apoio militar da URSS, para formar exércitos favoráveis aos grupos de esquerda.

..........Em março de 1939, os exércitos do general Franco conseguiram tomar posse da cidade de Barcelona após uma sangrenta batalha, onde 30 mil republicanos foram executados. A partir de então, Francisco Franco se tornou líder máximo da nação espanhola, deixando o cargo somente em 1975. De acordo com algumas estimativas, em seu breve período de duração, a Guerra Civil Espanhola foi responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário