Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fazendo História Nova: Revolução Russa de 1917

domingo, 26 de março de 2017

Revolução Russa de 1917


Império Russo
Nas primeiras décadas do século XX, os governos da maioria dos países europeus adotavam regimes políticos liberais. O Império Russo, porém, ainda era governado por uma monarquia absolutista, sob o comando de um czar.

Com 175 milhões de habitantes, a população do Império Russo era formada por povos de diversas etnias, línguas e tradições culturais. Mais de 80% dessa população morava no campo e era duramente explorada pela nobreza rural, dona da maioria das terras cultiváveis do país.

O restante da população concentravam-se em cidades populosas como Moscou, São Petersburgo, Odessa e Kiev. Nessas cidades formou-se um operariado de aproximadamente 3 milhões de trabalhadores que recebiam salários miseráveis e viviam submetidos a penosas jornadas de 12 horas de trabalho.

Para defender esses trabalhadores, surgiram várias organizações operárias e um partido político chamado Partido Operário Socialdemocrata que lutava contra a ditadura czarista e por isso foi violentamente perseguido pela polícia política do czar. Seus principais líderes políticos eram Georgi Plekanov, Vladimir Ulianov (Lenin) e Lev Bronstein (Trotski).













Em 1903, os membros do partido Operário Socialdemocrata dividiram-se em dois grupos: 

  • Os mencheviques: a minoria, liderados por Martov e Plekanov; 
  • Os bolcheviques: a maioria, liderados por Lenin. 
Em agosto de 1914 a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial contra a Alemanha e a Áustria-Hungria. O czar Nicolau II acreditava que por meio da guerra pudesse expandir o Império Russo e diminuir a insatisfação popular.

No entanto, o fato acentuou o descontentamento e precipitou o processo revolucionário. A guerra agravou a situação econômica e social do país. Os soldados, mal-armados e mal alimentados, foram dizimados em derrotas sucessivas. Em dois anos e meio de guerra, a Rússia perdeu quatro milhões de pessoas.

A opinião pública nacional acreditava que o grande culpado pelos sofrimentos do povo russo era o governo do czar. Então uma enorme onda de protestos e passeatas tomou conta do país.

Estoura a Revolução
Em 15 de março de 1917, o conjunto de forças política de oposição conseguiu derrubar Nicolau II, iniciando a revolução russa, que teve três fases:
·        Primeira fase, a revolução branca (março a novembro de 1917): instalou-se um governo provisório formado por políticos liberais chefiados pelo príncipe Lvov e Kerensky. Mesmo realizando medidas desejadas pela população como anistia a presos políticos, redução da jornada de trabalho, os membros desse governo não estavam interessados em resolver os grandes problemas sociais que atingiam camponeses e operários;
·        Segunda fase, a revolução vermelha (novembro de 1917 a 1918): em 7 de novembro os bolcheviques cercaram a cidade de São Petersburgo, sede do governo provisório, prendendo diversos governantes. Os sovietes da Rússia reuniram-se em um congresso e elegeram um Conselho dos Comissários do Povo, presidido por Lenin. A frente do governo, Lenin tomou algumas medidas como pedido de paz imediata à Alemanha, confisco de propriedades privadas e estatização da economia;
·        Terceira fase, a guerra civil (1918 – 1920): forças políticas ligadas ao antigo regime, auxiliados economicamente e militarmente pela Inglaterra, França e Japão tentaram derrubar o governo bolchevique que conseguiu-se manter no poder graças à resistência militar do Exército Vermelho, liderado por Trotsky que após violenta guerra civil saiu-se vitorioso. Assim, o partido bolchevique que desde 1918 mudara de nome para Partido Comunista ocupou definitivamente o poder.
Terminada a guerra civil, em 1921, a Rússia estava devastada, faltavam alimentos para a população e havia ainda o risco de novas rebeliões populares. Lenin então criou o NEP (Nova Política Econômica), promovendo certo retorno às práticas capitalistas como:
  • A liberdade de comércio interno,
  • A liberdade de salários;
  • A criação de empresas privadas;
  • O empréstimo de capitais estrangeiros.
No mesmo ano o Partido Comunista instaurou a ditadura. Toda oposição política foi proibida. Os sindicatos dos trabalhadores passaram ao controle total dos comunistas.
Em abril de 1922, Iossif Stalin foi nomeado secretário-geral do PC para combater as oposições dentro do partido e colocar apenas pessoas de confiança em cargos do governo. Com Stalin, o Partido Comunista passou a reinar de forma absoluta sobre os russos e suas ordens eram inquestionáveis. Todos deveriam se submeter a elas. Nesse mesmo ano foi criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) com a Rússia, Ucrânia, Rússia Branca e Transcaucásia.
Lenin morreu em 1924 e após sua morte, iniciou-se uma grande luta interna pelo controle do poder da URSS. Os principais envolvidos eram Trotsky e Stalin.
Trotsky defendia que a revolução socialista deveria ser levada à Europa e ao mundo imediatamente. Já Stalin, defendia que a revolução socialista deveria ser consolidada primeiramente dentro da URSS, eliminando todos os inimigos da revolução e só a partir daí, ser levada ao mundo.
Stalin saiu vitorioso e veio então, a perseguição contra Trotsky e todos que o apoiavam. Ele foi expulso do país em 1929 e foi perseguido até ser assassinado em 1940 no México, por ordem de Stalin.
Outros países se juntaram a URSS totalizando 17 repúblicas em um território de mais de 22 milhões de km2, o maior país do mundo.

Durante todo o governo de Stalin (1924 – 1953) calcula-se que o terror soviético matou mais de 43 milhões de pessoas além de prender e torturar mais de 5 milhões de cidadãos. Foi uma das mais sangrentas ditaduras do século XX.






Nenhum comentário:

Postar um comentário