Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fazendo História Nova: Pracinha da 2ª Guerra Visita a Escola

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pracinha da 2ª Guerra Visita a Escola

Professor João (Geografia)                     Senhor Luiz Caetano de Moura                        Professor Marcos "eu" (História)


A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história humana. Deixou um saldo de 55 milhões de mortos, 35 milhões de feridos e 190 milhões de refugiados. Foi também o palco da explosão de duas bombas atômicas, inaugurando um poder de destruição jamais visto pelo homem. 

O Brasil, governado por Getúlio Vargas decide entrar no conflito, após um longo período de indecisões e de jogo político no dia 22 de agosto de 1942, após torpedeamentos de navios mercantes brasileiros entre os dias 15 e 17 do mesmo mês, navegando em nossas costas, por submarinos alemães. 

Esses ataques feriram a soberania nacional e levaram milhares de estudantes às ruas em um único clamor de “guerra aos países do eixo”. O governo da ditadura do Estado Novo começa então a preparar o envio de 25 mil soldados brasileiros que compunham a FEB (Força Expedicionária Brasileira) a lutar ao lado dos aliados, juntando-se ao exército americano na libertação da Itália do jugo nazista. 

Para alguns jovens de Bragança Paulista, uma pacata cidade do interior de São Paulo, a guerra começou em 16 de agosto de 1942, menos de dois meses depois, com a chegada das cartas de convocações do exército brasileiro. 

Poucos dias depois, esses rapazes embarcam de trem para um período de seleção e treinamento, que duraria ainda dois anos antes que os 44 escolhidos finalmente seriam levados de navios ao palco do conflito, na Itália. 

Essas e outras passagens históricas são encontradas com riquezas de detalhes no livro “A Casa das Laranjas” do escritor Marcio José Celestino Faria, (ver vídeo 1) que reside atualmente em nossa cidade. 

O retorno triunfante desses pracinhas à cidade, no dia 10 de agosto de 1945, se deu com a maior festa que os bragantinos já viram, segundo as palavras do senhor Luiz Caetano de Moura, (ver vídeo 2) um deles, cabo motorista no conflito. 

No dia 20 de junho de 2011, tivemos a honra de receber a visita do escritor Marcio e do pracinha cabo Moura (Luiz Caetano de Moura) para uma palestra riquíssima. 

Nesse dia 2 de dezembro de 2011, quando o senhor Luiz completa 90 anos de idade, quero fazer uma singela homenagem colocando aqui as fotos e o vídeo desse encontro que para nós professores e alunos da Escola Estadual Professor José Nantala Bádue foi inesquecível. 

Parabéns Luiz Caetano de Moura!



Um comentário: