Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fazendo História Nova: República Velha

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

República Velha


A República Velha é um período da história brasileira que aconteceu entre os anos de 1889 e 1930. 

Costuma ser conhecida também como Primeira República ou República do Café com Leite. Nesta época surgiram alguns termos tais como:
·Coronelismo – sistema de dominação política e social que vigorou nas cidades do interior do Brasil, comandadas pelos fazendeiros conhecidos como coronéis.

·Oligarquia – palavra de origem grega que significa governo de poucos, pertencentes a alguma determinada classe social ou grupo político.

·Política de favores – cada coronel que comandava um município do interior do país pedia favores políticos as seus protegidos como empregar parentes aos políticos que eles ajudaram a eleger.

·Voto de cabresto – voto aberto na época da República Velha onde o leitor votava sob pressão no candidato que o coronel locava ordenava.

·Voto secreto – sistema atual de votação onde o eleitor é livre para escolher o seu candidato.

·Política dos governadores – sistema de troca de favores entre os governos estaduais e o presidente da república que os estados ajudavam a eleger.

·Café com leite – nome que se deu a política em que os estados de São Paulo e Minas Gerais através do coronelismo, elegiam por comum acordo os presidentes de república. A partir de 1984, todos os presidentes brasileiros até o ano de 1930 eram desses dois estados ou eram apoiados por eles.

Os presidentes brasileiros desse período foram:


Durante a República Velha ocorreram grandes revoltas contra o governo. As principais foram a Guerra de Canudos (1893 – 1897), a Revolta da Vacina (1904), a Revolta da Chibata (1910), a Guerra do Contestado (1912 – 1916), Grande Greve Geral em SP (1917), a Semana de Arte Moderna em SP (1922), o Movimento Tenentista com as três revoltas, a Revolta do Forte de Copacabana (1922), a Revolta de SP (1924) e a Coluna Prestes (1924 – 1926).


Guerra de Canudos





Revolta da Chibata



Guerra do Contestado



Greve Geral de 1917



Revolta Paulista de 1924



Coluna Prestes



Semana de Arte Moderna de 1922

Nenhum comentário:

Postar um comentário