Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fazendo História Nova: Vídeo aula: Pré - História

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Vídeo aula: Pré - História

Pré História
A pré-história é o período compreendido entre o aparecimento do homem entre 4 e 1 milhão de anos a.c. e a invenção da escrita, por volta do ano 4.000 a.c.. Ela é dividida em:
  • PALEOLÍTICO (idade da pedra lascada) – Do aparecimento dos hominídeos até 10.000 a.c.;
  • NEOLÍTICO (idade da pedra polida) – De 10.000 a.c até 6.000a.c.;
  • IDADE DOS METAIS – De 6.000 a.c. até 4.000 a.c.

A Origem do Homem

De modo geral, dizemos que há um tronco comum do qual se originaram os grandes macacos (pongidae) e os homens (hominidae). Em determinado momento da evolução, os dois grupos se separaram e cada um apresentou sua evolução própria. Os pongidae apresentaram a forma do gorila, chimpanzé e orangotango e os hominidae ou hominídeos, a forma do atual homo sapiens.
          Segundo os achados arqueológicos nos levaram a seguinte classificação dos hominídeos:
  • Australopithecus - Trata-se do mais antigo hominídeo que se conhece. Foi encontrado na África do Sul e os estudos revelaram que viveu entre 1 milhão e 600.000 a.c.. Apesar do crânio pequeno, possuía traços característicos dos hominídeos. Era bípede e postura mais ereta;
  • Homo Habilis - Viveu há cerca de 2,5 milhões de anos e foi contemporâneo do australopitecus, mas com capacidade craniana ampliada. Esta incluiu carne em sua alimentação, o que provocou mudanças em sua arcada dentária;
  • Homo Erectus - deve ter vivido entre 500.000 e 200.000 a.c. Possuía maxilares maciços e dentes grandes, cérebro maior que o tipo anterior e membros mais bem adaptados à postura ereta.
  • Homo Neanderthalensis - Encontrado em Neanderthal, Alemanha. Deve ter existido entre 120.000 e 50.000 a.c. Este hominídeo possuía capacidade craniana elevada e já vivia em cavernas e deixou inúmeros traços de sua existência.
  • O Cro-Magnon - Com o homem de Cro-Magnon atinge-se o Homo Sapiens. Chegamos a este estágio por volta de 40.000 a.c., possuía altura acentuada, membros retos e peito amplo, como também, a maior capacidade craniana encontrada até então, o que provou através da arte, da magia e da vida social.

A Origem do Homem Americano

            Segundo alguns estudiosos, o continente americano começou a ser povoado há 30.000, 50.000 ou até 60.000 anos atrás. Dos povos mais antigos, os arqueólogos encontraram restos de carvão, objetos de pedra, desenhos e pinturas em cavernas e partes de esqueletos. Dos povos mais recentes encontramos grandes obras como: pirâmides, templos e cidades. Alguns, como os Astecas e os Maias, conheceram a escrita e deixaram documentos que continuam sendo estudados.

          Hoje, os pesquisadores admitem que os primeiros habitantes americanos vieram da Ásia, devido à grande semelhança física entre índios e mongóis.

A teoria mais aceita é de que os primitivos vieram a pé, pelo estreito de Behring, na glaciação de 62.000 anos atrás. Outros afirmam que vieram pelas ilhas da Polinésia, em pequenos barcos, tendo desembarcado em diversos pontos e daí se espalhado.
Os vestígios mais antigos da presença do homem no continente foram encontrados em São Raimundo Nonato, PI, Brasil, com idade de 48.000 anos, permitindo a conclusão de que eram caçadores e usavam o fogo para cozinhar, atacar e defender-se dos inimigos, pelos utensílios encontrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário