Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fazendo História Nova: Persas

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Persas



..........Por volta de 1500 a.c, povos indo-europeus entre eles os medos e os persas viviam no planalto do Irã, situado a sudeste da Mesopotâmia. Ao final do século VII a.C., os medos tinham um estado organizado e dominavam os persas. Em 550 a.C., comandado por Ciro, os persas venceram os medos, unificaram os dois povos e formaram um império.
..........Para governar o vasto império, Dario I dividiu-o em províncias, chamadas satrapias governadas por um administrador, o sátrapa. Havia em cada uma delas um general de confiança e um alto funcionário para fiscalizar os sátrapas.
..........Inicialmente a economia persa baseava-se na agricultura (centeio, trigo e cevada) e na criação de gado.
..........Com a expansão do império, a unidade política e a construção de estradas facilitaram a comunicação entre as satrapias, estimulando do artesanato e do comércio.
..........A religião persa era politeísta com o dualismo entre o deus do bem, Ormuz em uma luta eterna contra o deus do mal Arimã que terminaria no juízo final. Aliás, as ideias de juízo final, ressurreição dos mortos, salvação no Céu, condenação no inferno e o livre arbítrio onde cada pessoa é livre para escolher entre o caminho do bem ou o do mal são os princípios que influenciaram o cristianismo, o judaísmo e o islamismo nos dias atuais.
..........Os persas nos deixaram o modo de administrar um grande território dividindo-o em estados governados por funcionários como é feito hoje, as primeiras moedas (o dárico), a tentativa de criar uma língua universal (o aramaico) para que todos pudessem se comunicar e os princípios religiosos que foram incorporados pelas grandes religiões monoteístas da atualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário