Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fazendo História Nova: Egito

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Egito


.......... A antiga civilização egípcia desenvolveu-se no nordeste da África, mesmo local do Egito atual, uma planície desértica cortada pelo rio Nilo. A vida no Egito só é possível, graças à proximidade do rio Nilo. O historiador grego Heródoto de Halicarnasso dizia “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
..........As margens do Nilo são férteis, proveniente de depósitos de aluvião depositados pelo rio na época das cheias que ocorrem devido às chuvas torrenciais que caem nas montanhas centrais africanas nos meses de junho a setembro, no local da nascente, provocando inundações nas áreas mais baixas. Com o fim das cheias e o retorno do rio ao seu leito normal, o solo libera o húmus, fertilizante natural que fazia da agricultura egípcia, a mais fértil do mundo antigo.
..........O Egito dividia-se em duas regiões, Alto Egito ao sul e o Baixo Egito ao norte, governadas por dois soberanos independentes que dominavam um grande número de comunidades chamadas nomos.
..........Por volta de 3200 a.c., o rei do Alto Egito Menés unificou os dois reinos, tornando-se o primeiro faraó e criando a primeira dinastia. Com ele nasceu o Estado egípcio teocrático. Os egípcios passaram a adoram o faraó como um Deus, a quem pertencia todas as terras do país e para quem todos deveriam pagar tributos e prestar serviços, característica típica do modo de produção asiático.
..........Durante toda sua história, o Egito teve 31 dinastias que o governaram. Os períodos da história egípcia são:
Pré-Dinástico – Antes de 3200 a.c.;
Dinástico, dividido em:
- Antigo Império (3200 a.c. – 2300 a.c.) – Com capital em Menfis (Construção das grandes pirâmides); Entre 2400 a.c. e 2000 a.c. a autoridade dos faraós foi contestada e diminuída pelos governadores os nomarcas;
- Médio Império (2000 a.c – 1750 a.c.) – Com capital em Tebas. Período de expansão e conquista de territórios. Termina com a invasão dos hicsos;
- Novo Império (1580 a.c. - 525 a.c.) – Com capital em Tebas. O Egito expulsou os hicsos conquistando, em seguida, a Síria e a Palestina.
..........A sociedade egípcia estava dividida em:
Classe Dominante:
- Faraó e sua família;
- Nobres;
- Sacerdotes;
- Escribas.
Classe Dominada:
- Artesãos;
- Camponeses os felás;
- Escravos (prisioneiros de guerra).
..........Os egípcios eram politeístas e seus deuses eram antropozoomórficos, ou seja, eram humanos com cabeças de animais. Os principais eram:
- Rá: deus Sol;
- Anúbis: deus dos mortos;
- Hórus: deus do céu;
- Toth: deus da sabedoria;
- Osíres: deus da vida após a morte e da vegetação;
- Ísis: deusa do amor e da magia;
- Seth: deus do mal.
..........As maiores contribuições dos egípcios foram na Química (manipulação e fabricação de remédios), na matemática (multiplicação, álgebra e geometria), Astronomia (mapas do céu estrela e constelações), Medicina (tratamento de doenças do coração), a escada, o espelho, técnicas de plantio mais eficientes, relógio de sol (dia com 24 horas) e o calendário (com 12 meses de 30 dias tendo 5 dias no final de festividades).

Nenhum comentário:

Postar um comentário