Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fazendo História Nova: Fenícios

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Fenícios

A Fenícia não era um reino unificado com um único soberano. Cada cidade tinha seu próprio rei e era um estado independente, sendo conhecidas como cidades-estados. As principais eram Sídon, Tiro, Biblos e Ugarit. 

Como sua terra era desfavorável às atividades agrícolas, os fenícios dedicaram-se às atividades marítimo-mercantis e artesanato. 

Sua sociedade era dividida em classe dominante (grandes empresários de comércio marítimo e de escravos, donos de oficinas de artesanato, funcionários do governo e sacerdotes) e classe dominada (pequenos artesãos, pescadores, camponeses e marinheiros). Havia também escravos. 

Os fenícios eram politeístas e seus deuses eram antropomórficos. Os principais deuses eram Baal (Sol), Astartéia (Lua) e Dagon (trigo). Para acalmar a fúria dos deuses, sacrificavam-se animais e às vezes eram praticados terríveis sacrifícios humanos. Queimavam inclusive os próprios filhos. 

A misteriosa civilização fenícia nos deixou o alfabeto com 22 letras (Aleph e Beth eram as duas primeiras letras), o vidro, embora os egípcios também reivindique a coautoria, as tintas de tecido (cor púrpura), o estudo da astronomia devido às navegações e as rotas e atividades marítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário