Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fazendo História Nova: Nazismo e Fascismo

sábado, 14 de maio de 2011

Nazismo e Fascismo


Em diversos países da Europa, a crise do capitalismo provocou efeitos desastrosos. O desemprego aumentou, a produção caiu, a inflação elevou-se e muitas empresas faliram.
A crise contribuiu para agravar os conflitos entre as classes sociais, tornando-os mais profundos e explosivos.
A democracia liberal, em várias partes do mundo, mostrou-se incapaz de administrar os graves problemas da época. Preocupadas, as elites dominantes (industriais, banqueiros, grandes comerciantes)
 Mostraram-se, então, favoráveis à formação de governos fortes e autoritários, capazes de impor disciplina social para recompor a ordem capitalista.
Essas ideias políticas levaram ao recuo das democracias, abrindo espaço para o avanço dos Regimes Totalitários como o fascismo e o nazismo.


Fascismo na Itália



Após a Primeira Guerra Mundial, a Itália passava por uma profunda crise econômica, além de contabilizar quase um milhão de mortos na guerra.
Dívidas contraídas dos países vencedores, fome, inflação e o desemprego, provocaram grande agitação social.
Foi nesse clima de instabilidade econômica e social que Benito Mussolini fundou em 1921. O Partido Nacional Fascista. Mussolini e seu partido apresentavam-se como solução para a crise italiana. Em 1922, Mussolini conquistou o poder na Itália.
Com ações enérgicas e violentas, Mussolini reprimiu os protestos dos trabalhadores contra a exploração das fábricas e conseguiu reerguer economicamente a Itália.
Através da educação, a ideologia fascista submeteu o povo italiano a total obediência ao Estado.


Nazismo na Alemanha

Derrotada na Primeira Guerra Mundial, A Alemanha enfrentou os anos de 1920 como um país humilhado pelas duras condições do Tratado de Versalhes. Mesmo retomando o desenvolvimento industrial, o país sofria com o elevado número de desempregados e as altas taxas de inflação.
Entusiasmados com o exemplo da Revolução Russa, amplos setores do operariado protestavam contra a exploração capitalista em greves organizadas pelo Partido Comunista Alemão (KPD) e pelo Partido Social Democrata (SPD).
Temendo a expansão do socialismo, a burguesia alemã passou a fornecer o apoio ao Partido Nazista, autoritário e antidemocrático, liderado por Adolf Hitler.
As ideias nazistas foram difundidas graças ao talento oratório de Hitler, às publicações do partido e ao uso de meios espetaculares para influenciar a opinião pública. Entre esses meios, destacavam-se grandes desfiles militares e a adoção de um conjunto de ritos pomposos, que manifestavam noções de ordem, disciplina e organização.
As principais teses defendidas por Hitler eram:
  • A superioridade da raça ariana;
  • O antissemitismo;
  • O fortalecimento do Estado;
  • O Expansionismo.

O totalitarismo se difunde

As doutrinas de inspiração nazifascistas se espalharam pelo mundo como por exemplo:
  • Espanha – general Francisco Franco;
  • Portugal – Antônio Oliveira Salazar;
  • Brasil: Integralismo – Plínio Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário