Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fazendo História Nova: História Africana anterior ao século XV

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

História Africana anterior ao século XV

Três figuras sob uma árvore - Pablo Picasso (1907)

Trabalho: Sociedades Africanas da Região Subsaariana até o século XV

 

Resgatando um tema muito importante, mas esquecido por propostas curriculares baseadas no eurocentrismo, foi sugerido para as primeiras séries do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Nantala Bádue, um trabalho sobre esses povos, antes dos invasores europeus chegarem à África.
Para isso, o professor de História dividiu os alunos das quatro séries (1º A, 1º B, 1º C e 1º D) em oito grupos e em cada uma das classes, propôs a seguinte tarefa: Cada grupo deveria pesquisar, elaborar um trabalho escrito e uma apresentação multimídia aos colegas da classe sobre os seguintes temas:
  • Mapa das Civilizações – Século XV;
  • Reino de Gana;
  • Reino de Mali;
  • Reino de Kush;
  • Reino de Aksum;
  • Povos Pigmeus;
  • Povos Khói;
  • Reino do Zimbábue.
O resultado desta tarefa segue abaixo. Lembrando que todos foram realizados pelos próprios alunos, sem a edição do professor.

Agradecimento a La_No_Fundo (desculpe, mas não sei seu nome) pelas dicas de blogs, sites e endereços eletrônicos que ajudaram os alunos a concluir o trabalho. Foi muito importante.



6 comentários:

  1. Explendido trabalho,parabéns a que deu a impulsão
    para que esse trabalho fosse possivel,e aqui apon
    to a vossa pessoa e tanto outros professores que se veem obstinados e fervorosos nos ensinamentos e orientações prestadas a toda coletividade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos elogios. Embora nós sempre ficamos com aquela dúvida de que poderíamos fazer melhor. Fica a experiência de melhorar para a próxima vez. Obrigado novamente pelas dicas. P.S. Gostei da história do mansa Abubakari II. Explica muitos mistérios como as das pirâmides dos maias e astecas, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha,é por aí que a fila anda.Deixando aqui uma comunicação,passei o endereço do blog para um outro blog e interessante ele pertence a uma escola municipal também envolvida com a lei 10.639
    hoje 11.645.Bom acredito que vamos extendendo conhecimentos e aqui abrimos possibilidades de contatar com interessados e principalmente as escolas possuidoras de blogs.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado novamente e mantenha contato sempre. Sugestões e críticas nos ajudam a melhorar. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Será sempre uma dadiva estar em contato com pessoa
    de profundo conhecimento e sabedoria.E principalmente pelo fato de fazer isto se multipli
    car levando até os seus educandos,parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Puxa...obrigado pelos elogios. O que eu quero é melhorar sempre as minhas aulas e manter os alunos interessados por ela. Esse trabalho foi muito bom, mas os próximos serão ainda melhores, pode conferir. Me mantenha sempre atualizado, ok?

    ResponderExcluir